Busca Protegida
Busca Protegida é um recurso integrado aos mecanismos de busca Google e Microsoft Bing, além do YouTube, para prevenir pesquisas relacionadas a conteúdos adultos e com linguagem explícita. No Google e Bing essa funcionalidade se chama SafeSearch, e no YouTube se chama Modo Restrito.
Ativando a Busca Protegida, as pesquisas feitas nesses mecanismos não exibirão conteúdos considerados adultos, como links para sites de pornografia, imagens e vídeos impróprios para menores de idade.
A restrição do YouTube possui dois níveis: Moderado, que é mais leve e irá bloquear grande parte do conteúdo impróprio; e Rigoroso, que é mais intenso e como efeito colateral bloqueará também alguns conteúdos a mais, nem sempre impróprios.
Quando essa restrição é aplicada a um grupo no Lumiun, não será possível que um usuário desative essa restrição diretamente em seu navegador, através das configurações presentes nesses mecanismos. Caso necessário, ele terá que solicitar ao administrador da rede que faça a liberação.
Ativando/Desativando a Busca Protegida
Basta acessar o menu Controle de Acesso – Busca Protegida.
Após isso será direcionado para a tela onde podemos fazer a ativação. Lembrando que antes de mais nada precisa selecionar o grupo que deseja ativar/desativar o recurso.
Podemos observar que a cor verde significa que o recurso está INATIVO. Vamos verificar na prática como retorna uma pesquisa no Google com conteúdo adulto e busca protegida DESATIVADA.
Google – WEB
Google – Imagens
Agora o mesmo assunto com a busca protegida ATIVADA.
Após ativar a Busca Protegida, aguarde uns 5 minutos até a regra ser aplicada. Veja o resultado da busca no Google.
Google – WEB
Google – Imagens
Isso se aplica também para Youtube e Bing. Então a busca protegida ajuda a potencializar o bloqueio de conteúdo Adulto, Violento ou com Linguagem Explicita, é um recurso muito poderoso.
Um comentário sobre “Busca Protegida”
Os comentários estão fechados.