Sites bloqueados sem saber o motivo?
Após aplicar a politica de acessos você pode ser deparar com alguns sites que estão sendo bloqueados, e para saber o motivo disso podemos utilizar várias etapas de verificação para descobrir o motivo do bloqueio. Claro que se é para ser bloqueado OK, mas dependendo do que foi feito pode acontecer de estar sendo bloqueado algo que realmente é necessário para o trabalho. Vamos aos passos de como descobrir o que está sendo bloqueado e como liberar.
1 – Identificar o equipamento que está ocorrendo o bloqueio:
Para identificar o equipamento precisamos saber o IP, para descobrir essa informação sugiro que dê uma olhadinha em nossa central de ajuda clicando aqui. O resultado será algo mais ou menos assim.
E depois coletar mais informações dele dentro do Lumiun, como nome ou apelido e o grupo que ele pertence. Basta ir em Administrar – Equipamentos.
Em equipamentos filtrar pelo IP do equipamento no exemplo iremos usar 192.168.10.42.
Ao encontrar o dispositivo e clicar no LÁPIS, irá abri uma janela com informações importantes como Apelido, IP e Grupo. Guarde essa informações pois serão uteis posteriormente.
2 – Relatório em tempo real dos acessos desse dispositivo:
Após identificar o equipamento que está com bloqueios que você não sabe o motivo, devemos acessar o menu Relatórios – Acessos.
3 – Filtrar os acessos em tempo real:
Para encontrar o que está sendo bloqueado vamos monitorar os acessos em tempo real, filtrando por equipamento e colocando o IP correspondente, nesse caso é o 192.168.10.42. Ficaria mais ou menos assim:
Após ajustar os filtros basta clicar em FILTRAR, veja o resultado.
Agora observe a legenda. Bolinha verde o acesso foi liberado Bolinha vermelha o acesso foi bloqueado, com isso você consegue saber o que está sendo bloqueado. Nessa caso sabemos que para o IP 192.168.10.42 o Facebook está bloqueado, e o Facebook pertence a categoria Redes Sociais. Essa seria a lógica, no caso usamos como exemplo o Facebook mas isso poderia estar ocorrendo com qualquer outro site. Sempre que algo estiver sendo bloqueado e você não sabe exatamente o que, devemos buscar nos relatórios em tempo real, forçar o erro e observar o que vai mostrar de bloqueio, tudo em tempo real. Agora precisamos saber se precisa apenas do Facebook ou precisa que a categoria Redes Sociais inteira seja liberada. Para fazer a liberação precisamos saber em qual grupo esse equipamento está. Pegando as informações que coletamos anteriormente sabemos que o IP 192.168.10.42 pertence ao grupo GERAL, vamos agora para a liberação do site bloqueado.
4 – Liberação do Site Bloqueado
Já sabemos então que o equipamento está no grupo GERAL, vamos acessar o controle de acesso e liberar o Facebook.
Após acessar sites específicos basta selecionar o grupo Geral, digitar Facebook e clicar em adicionar. Aguardar uns 3 minutos e o acesso estará liberado.