Autenticação de usuários de internet utilizando portal de autenticação com base de usuários no Lumiun

Nos Planos Corporativo e Enterprise existe um recurso chamado Autenticação de Usuário, no qual serve para que os colaboradores tenham acesso à internet mediante um Login e Senha. Esse recurso permite saber de uma forma mais precisa o que cada colaborador acessou, visto que todos os registros serão salvos para o usuário e não para a máquina usada. Vamos ao passo a passo para entender melhor como funciona.

Criar os usuários

Um dos primeiros passos já que vai usar a autenticação é ter todos os usuários já criados, para começar a criá-los vamos no menu Administrar – Usuários.

Login - Senha - Lumiun - Administrar - Usuarios

Na tela de criação dos usuários basta clicar em Novo

Login - Senha - Lumiun - Administrar - Usuarios - Novo

E na tela a seguir preencher os campos. Nome completo do usuário de preferência com as iniciais em maiúsculo. Grupo do usuário, definir em qual grupo esse usuário irá ficar. Tipo se usuário será Usuário de Internet. Senha você pode criar uma manualmente ou solicitar que seja gerada uma senha aleatória (senha aleatória será enviada para o e-mail que foi informado no campo E-mail). Basta preencher todos os campos e clicar em salvar. Repita isso e crie todos os usuários de internet.

Login - Senha - Lumiun - Administrar - Usuarios - Novo - Cadastrar

Após a criação dos usuário devemos ativar a autenticação, pode ser feita em um grupo já existente ou em um novo grupo. Para usar como exemplo vamos criar um novo grupo.

Login - Senha - Lumiun - Administrar - Grupos - Novo Grupo

Ao clicar em novo grupo devemos observar os campos em vermelho. O campo autenticação deverá ficar da seguinte forma quando no caso for necessário usar usuários criados no Lumiun. Duração da autenticação é o tempo em minutos que vai durar a cessão, usamos como exemplo 240 minutos, imaginando que o usuário faz Login as 8h e sai para o almoço às 12h, ao retornar a sessão está expirada e será necessário autenticar novamente, esse valor pode ser alterado para o que achar melhor. Após esses configurações basta clicar em salvar.

Login - Senha - Lumiun - Administrar - Grupos - Novo Grupo - Configurando

Após salvar observe como aparece o grupo. Ao lado do nome do grupo podemos perceber um quadrado verde com um cadeado, simbolizando a autenticação.

Login - Senha - Lumiun - Administrar - Grupos - Novo Grupo - Configurando - Grupo Criado

Bom, já possuímos os usuários criados e um grupo com autenticação ativa, então agora basta mover os equipamentos desejados para o grupo. A autenticação ele é exigida aos dispositivos que pertencem a um grupo com autenticação ativada, então ao mover um equipamento para esse tipo de grupo, momentaneamente ele ficará sem conexão até que seja exibida a autenticação na tela e o usuário entre com sua credenciais, vamos lá. Iremos mover um equipamento de exemplo para o grupo como podemos observar na imagem abaixo.

Login - Senha - Lumiun - Administrar - Grupos - Novo Grupo - Configurando - Grupo Criado - Movendo Equipamento

Ao mover um equipamento para o grupo autenticação observe que isso vai para a fila de configuração e após esse alerta vermelho desaparecer a regra foi aplicada.

Login - Senha - Lumiun - Administrar - Grupos - Novo Grupo - Configurando - Grupo Criado - Fila de Configuração

Com a regra aplicada ao tentar acessar alguma página HTTP será exigido ao equipamento que seja feita a autenticação. Preencha com suas credencias.

Login - Senha - Lumiun - Administrar - Grupos - Novo Grupo - Configurando - Grupo Criado - Fila de Configuração - Tela de Autenticação

Só para confirmar, se você observar lá em Administrar – Usuários, veja como aparece quando alguém está autenticado.

Login - Senha - Lumiun - Administrar - Grupos - Novo Grupo - Configurando - Grupo Criado - Fila de Configuração - Tela de Autenticação - Autenticado

Ok, autenticação feita, agora os acessos não contam mais para o equipamento e sim para o usuário. Falando em usuário, após feita a autenticação as regras a serem obedecidas são as regras do grupo que o usuário pertence. Lembre que, quando criamos o usuário, definimos que o grupo dele é o grupo Geral, mas o equipamento que ele usou foi movido para o grupo Autenticação, ou seja, o equipamento precisa pertencer a um grupo que exija autenticação. Após autenticar, as regras a serem obedecidas são as regras do grupo ao qual o usuário pertence. Veja a imagem abaixo.

Login - Senha - Lumiun - Administrar - Grupos - Novo Grupo - Configurando - Grupo Criado - Usuario Autenticado - Grupo

O usuário é flutuante, você pode mover ele para qualquer grupo, após mover o usuário para outro grupo ele irá obedecer as regras do grupo que ele foi inserido. Com a utilização da autenticação você poderá filtrar os relatórios pelo nome ou usuário de cada colaborador, veja como fica isso.

Login - Senha - Lumiun - Administrar - Grupos - Novo Grupo - Configurando - Grupo Criado - Usuario Autenticado - Grupo - Relatorio

Essa é uma das muitas vantagens de usar a autenticação, é um recurso bem interessante que vale a pena conferir.